Nossa Capa

   

       

 Clique para ampliar

 

Símbolos da cultura sul-mato-grossense fazem a arte e dão suavidade à Capa do Balanço de 2002. As cerâmicas são peças típicas do artesanato indígena de duas etnias do estado: Kadwéo e Terena, cada uma com características peculiares.
Os desenhos geométricos e coloridos são próprios dos índios Kadwéo e tem significados diversos. O artesanato dos hábeis cavaleiros e exímios guerreiros já inspirou a arquitetura da Europa.
Do hábito de cultivar a terra surgiu a identidade da arte dos Terena, revelada por delicados traços de cor branca sobre a cerâmica, que lembram sempre ramos e flores das plantações diversas.
Um dia, Conceição Freitas da Silva fez nascer arte da mandioca que descascava sob uma árvore. Pensou que aquele pedaço podia virar uma pessoa. Da mandioca para a madeira e depois para vários cantos do mundo correu o Bugrinho da Conceição, uma das mais conhecidas e premiadas criações do artesanato sul-mato-grossense.

   


“Começo a fazer e já vai saindo aquela forma de costume. Muitas vezes nem penso nisso e sai um rindo. Podem ser feios, mas mansos. Parece que a madeira que quer sair assim. Acho que a madeira manda. Manda mais que eu”.
 

       

Conceição dos Bugres

       

1914 / 1984