25/10/2011

Pré-conferência define detalhes da 1ª Consocial de Corumbá/MS

Prevista para acontecer nos dias 04 e 05 de novembro, no Centro de Convenções do Pantanal, a Prefeitura de Corumbá/MS convocou, na noite da última terça-feira (18), uma pré-conferência para definir detalhes da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social e concluir a escolha da comissão organizadora do evento. O encontro aconteceu no auditório da subseção da OAB em Corumbá.

Aos representantes do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário, da Associação de Magistrados de MS, da OAB/MS, da Diocese de Corumbá, da Câmara Municipal e da Prefeitura de Corumbá, que já compunham a comissão, somam-se agora membros de conselhos, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Sérgio Rodrigues, Auditor Geral do Município e Presidente da 1ª Consocial de Corumbá, abriu a reunião explicando a importância da realização da pré-conferência e da presença de representantes do município de Ladário durante o evento. "Sem a definição de todos os membros da comissão fica difícil realizarmos alguns encaminhamentos de logística. Não optamos por fazer uma conferência regional, mas os representantes de Ladário estarão conosco nos mesmos dias. Vamos compartilhar atividades como palestras, mas as questões de cada município serão discutidas de forma separada, pois Ladário tem sua comissão e representantes", esclareceu.

O Presidente da Subseção da OAB em Corumbá, Luiz Fernando Toledo Jorge, também participou do encontro e lembrou dos propósitos da Conferência. "Estimular a sociedade para que busque a transparência da gestão pública. É muito importante a participação de todos não é somente uma norma, um cumprimento de uma exigência. Com a sociedade participando mais no controle da gestão pública, todo mundo ganha", avaliou.

A secretária executiva da comissão organizadora da Conferência Municipal, Cristiane Sant'ana, lembrou que a Comissão Estadual, que está organizando o evento com representantes das cidades sul-mato-grossenses, já realizou capacitações para subsidiar as conferências municipais. Ela destacou ainda a presidência da Comissão Organizadora local.

"O presidente é o juiz Roberto Ferreira Filho, que participa desde o início sendo ele o presidente da Comissão Organizadora. Mesmo ele sendo transferido recentemente para Campo Grande, resolvemos o manter no cargo, afinal ele tem grande participação nessa organização e já se comprometeu a estar conosco durante os dias 04 e 05", comentou.

As discussões da Conferência Municipal seguirão os quatro eixos-temáticos propostos para a etapa nacional. Para ter acesso a mais informações sobre o evento, basta acessar o endereço virtual: www.consocial.cgu.gov.br.

Fonte: Diário online.com