Notícias da CONSOCIAL/MS

1ª CONSOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL

05/11/2011

Corumbá e Ladário foram os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a realizarem a etapa regional/municipal da Consocial.

Corumbá e Ladário foram os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul realizarem a etapa regional/municipal da Consocial. A 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social de Corumbá e Ladário foi realizada nos dias 4 e 5 de novembro no Centro de Convenções do Pantanal, com o objetivo promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública.

A Consocial foi presidida pelo auditor-geral do município de Corumbá, Sérgio Rodrigues. O evento contou com a presença de representantes do Legislativo, dos Prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira e de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e dos Secretários Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. A Comissão Organizadora Estadual (COE) foi representada pelo servidor da CGU, André Luiz Monteiro.

A Consocial de Corumbá e Ladário teve 280 participantes entre membros de conselhos, sindicatos, organizações não-governamentais, movimentos populares e representantes do poder público. Foram priorizadas 20 propostas e eleitos 13 delegados que serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada em Campo Grande nos dias 29 e 30 de março de 2012.

Os representantes da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas se destacaram pela participação ativa nas discussões sobre as propostas. Para o coordenador do encontro, o juiz Roberto Ferreira Filho, a conferência chamou a população a exercer seu papel.

Os debates sobre os eixos temáticos foram iniciados pela palestra do promotor de justiça Wilson Donizete Liberati que falou sobre o papel dos conselhos para assegurar a democracia e aplicação das políticas públicas para a população.

*Fonte: COE/MS

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul