09/12/2011
Conferência Regional de Campo Grande/MS realizada com sucesso

O dia internacional de combate à corrupção em Mato Grosso do Sul foi marcado por discussões sobre o tema na 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social de Campo Grande. O evento foi realizado nos dias 8 e 9 de dezembro na Universidade Anhanguera - Uniderp.

A 1ª Consocial Regional de Campo Grande reuniu mais de 200 participantes entre representantes da sociedade civil, dos conselhos de políticas públicas e do poder público dos municípios de Anastácio, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

O presidente da conferência, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Paulo Sérgio Nahas, abriu o evento destacando a importância da Consocial. Após as palestras e debates sobre os quatro eixos temáticos da 1ª Consocial, foram priorizadas 20 diretrizes/propostas sobre transparência, combate à corrupção, controle e participação da comunidade na gestão pública. Também foram eleitos 59 delegados que participarão das discussões durante a Conferência Estadual.

As propostas aprovadas tratam da melhora da transparência dos atos de gestão, do acesso à informação pública, da estruturação e capacitação dos conselhos de políticas públicas, da capacitação da sociedade em cidadania, dentre outros.

A presidente da COE, a auditora da AGE/MS, Raquel Pereira Costa, avaliou a Consocial e ressaltou o engajamento da sociedade. "A coordenação do evento atuou superando as expectativas e trouxe ótimos palestrantes e facilitadores, estabelecendo assim um excelente parâmetro para as discussões e propostas. A nossa satisfação foi ver não apenas o poder público, mas a sociedade comprometida e participativa, pois além da Prefeitura de Campo Grande, AGE, CGU e UFMS, foi significativa a contribuição da Uniderp, do CRC, da OAB entre outras entidades da sociedade civil na realização da Conferência", afirmou.

O evento foi avaliado como o resultado de todo o processo de discussões que antecedeu o evento pela coordenadora da Conferência Regional e diretora do departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle- Seplanfic, Darlene Maria Gonçalves Batista Cavalcante. "Tivemos a participação de 11 municípios sul-mato-grossenses, o que foi muito significativo. Para preparar a conferência, visitamos cada um, divulgamos e falamos sobre a importância da Consocial".

No encerramento do evento, o auditor-geral do Estado e presidente da Consocial em MS, Rédel Furtado Néres convocou os delegados eleitos para a conferência Estadual que acontece em Campo Grande em março de 2012.

Maiores informações sobre a Consocial Regional de Campo Grande no site: www.capital.ms.gov.br/consocial

*Elaborado por: AGE/MS.

*Fotos: Prefeitura Municipal de Campo Grande