16/12/2011

Naviraí/MS realiza conferência municipal

O município de Naviraí/MS realizou no dia 16 de dezembro a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

A Consocial Municipal de Naviraí contou com noventa participantes representando o poder público local, os conselhos de Políticas Públicas e a sociedade civil. Os representantes dos três segmentos se reuniram para debates e formulação das 20 propostas a transparência na gestão pública e eleição de 14 delegados que representarão Naviraí na Consocial Estadual, marcada para os dias 29 e 30 de março de 2012, em Campo Grande.

Representando a Comissão Organizadora Estadual, a servidora da Secretaria Estadual de Fazenda, Eliane Leão foi a Palestrante da Conferência que tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

O prefeito da cidade, Zelmo de Brida, falou sobre a importância da Conferência como uma possibilidade de avaliar os procedimentos administrativos e nortear de forma democrática os rumos a serem seguidos pela gestão.

Segundo o Gerente de Controle Interno do município e presidente da Conferência, Luiz Espindola de Alencar, a população foi previamente convocada e conscientizada para participar ativamente dos debates sobre transparência pública e controle social, através de anúncios em rádios e jornais, cartazes, e convites às associações, aos sindicatos, entre outros.

*Elaborado por: AGE/MS