28/02/2012

TRÊS LAGOAS (MS) REALIZA A CONSOCIAL DA REGIÃO DO BOLSÃO

Em Três Lagoas oito municípios discutiram transparência pública e combate à corrupção

Três Lagoas, localizada a 313 km de Campo Grande (MS), realizou, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012 a Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da Região do Bolsão. Num total de 112 participantes, a cidade recebeu os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

O evento contou com a presença da sociedade civil, de representantes dos conselhos de políticas públicas, do poder público e de autoridades do governo municipal. Os participantes debateram os quatro eixos temáticos da conferência, elaboraram 20 propostas de controle da gestão pública, transparência e combate à corrupção, e ainda elegeram 30 delegados que representarão a região na 1ª Consocial Estadual, marcada para os dias 29 e 30 de março.

O secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto, falou sobre a importância da transparência nas contas públicas. “Falar da importância desse evento seria muito simplista diante de toda legislação que ampara a gestão pública. Hoje mesmo a Administração Municipal promove uma audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2011. Sabemos da importância desse momento e gostaríamos que houvesse uma reflexão sobre a atuação dos conselhos de políticas públicas no sentido de estimular a publicidade e a transparência das contas públicas”, disse o secretário.

A auditora do Estado e presidente da Comissão Organizadora Estadual, Raquel Pereira Costa apresentou as ações realizadas para o engajamento da sociedade sul-mato-grossense na Consocial. A palestra do evento foi ministrada pela servidora da Secretaria de Estado de Fazenda, Eliane Leão.

Elaborado por: AGE/MS