10/02/2012

Aquidauana/MS realiza Conferência Municipal da 1ª Consocial

No dia 10 de fevereiro de 2012 os cidadãos de Aquidauana/MS tiveram a oportunidade de participar da 1a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento foi realizado no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação- SIMTED e contou com a participação de 61 pessoas representando três seguimentos: sociedade civil, poderes públicos e conselhos de políticas públicas.

Divididos em grupos, os participantes debateram e elaboraram diretrizes/propostas sobre a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Após os trabalhos nos grupos, os participantes da Consocial priorizaram 20 propostas e os representantes de cada segmento elegeram o total de 7 delegados para a etapa estadual da 1a Consocial, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março de 2012 em Campo Grande-MS.

Representando a Comissão Organizadora Estadual Luis Cláudio B. de Souza da Agência Brasileira de Defesa de Direitos e Promoção de Justiça (ABDJUS) foi o palestrante do evento.

Elaborado por: AGE/MS