Esta página apresenta as informações sobre o sistema:

» Acesso ao sistema
» Cadastro com e-CNPJ
» Cadastro com e-CPF

Acesso ao sistema

Para usar o sistema, o contribuinte deve possuir Certificado Digital padrão ICP-Brasil (e-CNPJ/e-CPF) devidamente instalado em seu computador, caso o mesmo não seja identificado, será mostrada a seguinte mensagem de aviso, conforme figura 1


Figura 1 - Computador sem certificado instalado



Para se ter acesso ao sistema de Cadastro do ICMS Transparente, deve-se:

  Acessar o site da SEFAZ/MS, (www.sefaz.ms.gov.br), conforme figura 2, ou

  a área restrita do ICMS Transparente (www.efazenda.ms.gov.br), conforme figura 3


Figura 2 - site SEFAZ/MS




Figura 3 - Página de login: área restrita ICMS Transparente



Após clicar em uma das opções mencionadas acima (site SEFAZ/MS ou Área restrita ICMS Transparente), será mostrada a página de informações sobre o ICMS Transparente, conforme figura 4, clique no botão Cadastre-se.


Figura 4 - Informações importantes sobre o ICMS Transparente



Clique no botão Cadastre-se mostrado na imagem acima, figura 4, selecione o certificado Digital que será usado para realizar o Cadastro no ICMS Transparente, conforme mostra a figura 5


Figura 5 - Certificado digital



Cadastro com e-CNPJ

O cadastro usando e-CNPJ é permitido apenas para a empresa titular do mesmo, desta forma, não é permitido que filial cadastre-se usando certificado de sua matriz.

A empresa também poderá se cadastrar, usando o e-CPF do SÓCIO-GERENTE, DIRETOR ou ADMINISTRADOR. (Clique aqui e saiba como relizar cadastro com e-CPF)

Caso os dados do quadro societário da empresa não estejam atualizados, entre em contato com a Agência Fazendária (AGENFA)..

Após selecionar o certificado digital, conforme exemplo da figura 5, será mostrada a página a seguir, conforme figura 6, clique no botão Buscar.


Figura 6 - Informação do Certificado: CNPJ do contribuinte



Em seguida, informe o e-mail, conforme figura 7, e clicar no botão Enviar


Figura 7 - CNPJ da empresa a ser cadastrada

Após a assinatura do Termo de Responsabilidade, o e-mail informado (figura 7) , só poderá ser alterado na Agenfa.

Será enviado e-mail (conforme mostra a figura 8) para confirmar as informações e dar continuidade ao cadastro.


Figura 8- Mensagem de e-mail enviado com sucesso



Caso o e-mail não esteja na Caixa de Entrada, verifique na Lixeira ou SPAM.
Se não receber, mesmo aparecendo mensagem de e-mail enviado com sucesso, entre em contato com o setor de TI de sua empresa, pois devido à política de segurança, o recebimento do e-mail enviado por naoresponda@fazenda.ms.gov.br pode estar bloqueado.


Figura 9 - email de confirmação enviado pelo sistema



Clicar no link enviado por email, conforme mostra a figura 9, será aberta uma página com as informações do contribuinte já preenchidas (figura 10). Preencha os campos em branco.
Em seguinda clique no botão Próximo.
Obs.: O Campo Caixa Postal não é de preenchimento obrigatório.


Figura 10 - complementação dos dados do contribuinte



Será mostrada a página com as informações do Termo de Responsabilidade que são divididas em três partes:

1. Identificação do Contribuinte;

2. Identificação do Solicitante;

3. Objeto do Termo

Clique em Aceitar o Termo, conforme mostra a figura 11.


Figura 11 - Visualização do termo de responsabilidade



Será aberta a janela do Applet Assinador, clique em Executar, conforme mostra a figura 12.


Figura 12 - Janela do Applet Assinador



Em seguinda, selecione o certificado e clique em Assinar.

Obs.: Após a assinatura do Termo, o acesso aos sistemas estarão disponíveis.


Figura 13 - Seleção do certificado para assinatura do termo



Em seguida será mostrada a página da figura 14, clique em Download para baixar o termo assinado.


Figura 14 - Opção de download do termo assinado



Na figura 15 apresentamos o modelo do Termo Assinado.


Figura 15 - Termo Assinado



Cadastro com e-CPF

É permitido o uso do e-CPF para:

Cadastrar Pessoa Fisica;

Cadastrar contribuintes que possuem Inscrição Estadual, neste caso, o SÓCIO-GERENTE, DIRETOR ou ADMINISTRADOR deve ser o titular do certificado digital.



Após selecionar o certificado digital, será mostrada a página a seguir, conforme figura 16, clique no botão Buscar.


Figura 16 - Informação do Certificado: CPF do contribuinte



Selecione o contribuinte, para o qual deseja realizar o cadastro, informe o e-mail, conforme figura 17, e clique no botão Enviar.


Figura 17 - Seleção do contribuinte a ser cadastrado



Os próximos passos serão os mesmos descritos da figura 8 à figura 14.