CONFERÊNCIA ESTADUAL - 1ª CONSOCIAL/MS

 


 

1ª CONSOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL

Transparência pública, controle social, conselhos de políticas públicas, prevenção e combate à corrupção são temas dos debates da 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, que vêm acontecendo em todo o Brasil desde o início de 2011, e vão culminar com a conferência nacional que acontece em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio de 2012. 

As propostas resultantes da Consocial serão consolidadas, na etapa nacional, em um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. A partir desse plano, podem transformar-se em políticas públicas e projetos de lei em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Em Mato Grosso do Sul a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social foi convocada pelo Governo do Estado através do Decreto "E" Nº 15, de 9 de junho de 2011, que delegou à Auditoria-Geral do Estado a organização do evento e coordenação da Comissão Organizadora Estadual. A 1ª Consocial/MS foi realizada em Campo Grande nos dias 29 e 30 de março de 2012, no auditório da Universidade Católica Dom Bosco- UCDB.

A Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por vinte e duas entidades (sendo seis entidades representantes do poder público, treze da sociedade civil e três dos conselhos de políticas públicas), foi constituída através da Portaria/AGE nº001, de 24 de agosto de 2011. O Regimento Interno da Conferência, aprovado pela COE, foi estabelecido pela Portaria/AGE nº002, de 24 de agosto de 2011. 

Em razão da metodologia definida, a conferência estadual foi precedida de etapas preparatórias regionais/municipais, convocadas pelo Poder Executivo local, mediante edição de Decreto. As conferências regionais/municipais foram realizadas com o objetivo de discutir a temática do evento, definir propostas e eleger representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas para participarem da etapa estadual.

Em Mato Grosso do Sul foram realizadas quatro etapas municipais e nove conferências regionais nas quais participaram 65 municípios, registrando uma taxa de adesão de 83%, uma das maiores entre os estados brasileiros. As conferências regionais foram sediadas pelos municípios de Bonito, Campo Grande, Corumbá/Ladário, Dourados, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. As etapas municipais foram realizadas por Aquidauana, Costa Rica, Itaquiraí e Naviraí.

A organização e realização das conferências municipais e regionais envolveram mais de 2.400 pessoas, entre participantes, palestrantes, organizadores e colaboradores. Nas etapas preparatórias foram eleitos 303 delegados e elaboradas 255 propostas que compuseram o caderno de propostas a serem discutidas na 1ª Consocial/MS.

Na Conferência Estadual foram priorizadas 20 propostas das 255 previamente elaboradas, e eleitos 28 delegados, que representarão o Estado de Mato Grosso do Sul na Consocial Nacional em Brasília.

 

    Conheça os integrantes da COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL 

    Informações sobre a Etapa Estadual - 1ª Consocial MS

    Moção de Congratulação aos Organizadores pela Logística e organização do Evento

    Capa do Caderno de Propostas

    Caderno com todas as Propostas

    Capa Interna do Manual da Consocial

    Capa Externa do Manual da Consocial

    Manual da Consocial

    Programação Oficial da Consocial

    Ata 12 de Agosto/11 - 1ª Reunião COE CONSOCIAL/MS

    Ata 25 de Agosto/11 - 2ª Reunião COE CONSOCIAL/MS

    ATA 09 de Setembro/11 - 3ª Reunião COE CONSOCIAL/MS

    ATA 22 de Novembro/11 - 4ª Reunião COE CONSOCIAL/MS

    ATA 08 de Fevereiro/12 - 5ª Reunião COE CONSOCIAL/MS 

    ATA 13 de Março/12 - 6ª Reunião COE CONSOCIAL/MS 

 

 Voltar

 Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado de Fazenda
Auditoria-Geral do Estado - Parque dos Poderes - Bloco II
(67) 3318.3234 - Fax (67) 3318.3393